twitter

Essa matéria tem o objetivo de mostrar algumas
curiosidades sobre a obra, Mundo de Avalon, a qual foi muito pesquisada para que tudo ocorresse numa perfeita sintonia. É espantoso ver o quão grande o enredo do primeiro e do segundo é na realidade e em síntese, toda a grandiosidade de um único Mundo. O gnosticismo é um caminho espiritual centrado na Gnose, isto é, dirigir o conhecimento individual do divino. Se você já viu o sucesso estrondoso do filme Matrix, você já viu peças de arte que englobam temas gnósticos. Aqui estão alguns passos para que você obtenha em seu caminho.

"Apesar de os mitos gnósticos serem incrivelmente variados, devido à natureza da tradição, existem alguns pontos-chave que são comuns.”

1. Há uma unidade espiritual original e transcendental da qual emanou uma gigantesca manifestação de pluralidades.

2. O universo manifesto da matéria e do espírito não foi criado pela unidade espiritual original, mas por seres espirituais que possuem poderes inferiores.

3. Um dos objetivos destes criadores é a separação eterna dos seres humanos da unidade original (Deus).

4. O ser humano é um composto: o aspecto exterior é obra das criaturas inferiores, enquanto o aspecto interior é o da partícula de luz que decaiu da unidade divina original.

5. As sagradas partículas de luz estão aprisionadas na sonolência da prisão física e material, submetidas pelas forças materiais e mentais.


  6. As partículas de luz adormecidas não foram abandonadas pela unidade original, mas há um esforço a partir dessa unidade para que ocorra o despertar e a libertação.
 
 7. O despertar da essência divina imersa nos seres humanos vem através do conhecimento salvífico, chamado de "gnose".

8. A Gnose não é provocada pela crença ou pelo desempenho de ações virtuosas ou por obediência aos mandamentos. Estas, na melhor das hipóteses, serve para o preparo das condições que propiciem um conhecimento libertador.

9. Pertencem aqueles que auxiliam as partículas de luz adormecidas, a uma determinada posição de honra e importância vinculada a uma emanação feminina da unidade original, Sophia (Sabedoria). Ela estava envolvida na criação do mundo e, desde então, manteve-se como o guia de suas órfãs crianças humanas.

10. Desde os primeiros tempos da história, mensageiros da Luz foram enviados da unidade originária com o propósito de fazer avançar a gnose na alma dos seres humanos.

 
 11. A maior destes mensageiros em nossa matriz histórica e geográfica foi o Logos que desceu de Deus manifestado em Jesus Cristo.

12. Jesus exerceu um ministério duplo: ele era um professor, dando instruções sobre o caminho da gnose, e ele foi um hierofante, contando os mistérios.

13. Os mistérios transmitidos por Jesus (que também são conhecidos como sacramentos) são auxiliares poderosos para a gnose e foram por ele confiados aos seus apóstolos e sucessores.

14. Através da prática espiritual dos mistérios (sacramentos) e uma incansável e intransigente busca da gnose, os seres humanos podem constantemente avançar em direção da libertação de todos os confinamentos, materiais e de outras formas. O objetivo final desse processo de libertação é a conquista do conhecimento salvífico e, com ele, a libertação da existência encarnada e o retorno para a unidade original.

  
Espero que tenham gostado!

--------------------------< Sempiterno >--------------------------
"Que não tem princípio e não há de ter fim; que dura ou vive sempre e não morrerá jamais; eterno, perene, infindável, infinito: Deus é sempiterno. / Que é muito velho e antigo."


sexta-feira, 13 de maio de 2011 | 2 comentários | Marcadores: ,

2 comentários:

  1. Vincent Law
    14 de maio de 2011 às 15:33

    Esses conceitos são somente analogias para a série Mundo de Avalon, sendo que a base final foi mesmo a Cabala o Chakra e dentre outras doutrinas, por sua vez, é presente na minha obra.

    Ele desempenharam um papel importante no desenvolvimento da lógica, mas na minha concepção o caráter fundamental da lógica é metafísico, e não lingüístico.

  1. Anônimo
    20 de maio de 2011 às 08:50

    neste" campo", para mim, nada suplantu ainda as idéias do russo-armênio Gurdjieff, tão brilhantemente (e às vezes até melsmo "melhor expostas") propagadas pelos seus seguidores principais, Ouspenski, John G. bennett e Dr. Maurice Nicoll. Se já leu alguma e te4m interesse em "papear" sobre o "despertar", be in touch...
    jose carlos magobardo@gmail.com
    (ah! tenho vario sfilmes e documentarios raros gnostivo-ocultistas, teoria do caos, crowlley,G. etc..em dvd