twitter

     “Furos na trama são essas lacunas irritantes em uma história onde as coisas
 acontecem sem uma razão lógica. Quando um furo na trama envolve algo essencial
para o resultado de uma notícia, pode ferir gravemente a credibilidade para aqueles que se incomodam com isso. Não são todos os leitores que notam isso de princípio, talvez uma segunda vez ou veja informações dos outros que já leram aquele livro. Certo furo pode danificar a sua vontade em ler aquela obra – entenda que, devemos analisar se o furo é mesmo gritante, pois sempre há uma explicação mais a frente.”

Faz um bom tempinho que não posto nada aqui, de forma progressiva, e muito menos sobre o meu livro. Mas informo que estou progredindo a cada dia, só para oferecer uma obra que seja de grande agrado para os leitores (e uma ótima notícia virá ainda este ano sobre ela - espero que ainda estejam à espera!)

Furos na trama podem vir de várias formas:

  1. Personagens de repente ter certeza de que nunca foi passado para eles, ou vice-versa; personagens não saberem algo que eles sabiam há um tempo, ou algo que qualquer um em sua posição deve saber.
  2. Personagens agindo completamente fora do caráter
  3. Um evento não resulta logicamente do que se passou antes.
  4. Personagens ignoraram ou evitam soluções óbvias para os seus problemas, desde que essas soluções são óbvias para os personagens, e não apenas os leitores.
  5. Um evento que ocorre que, dado outros detalhes presentes no trabalho, não é possível.

Buracos/Furos na trama ocorrerem por vários motivos:

•         O autor realmente quer escrever uma determinada cena, mesmo se a cena não faz sentido. Ao invés de jogar fora a cena, o autor vai em frente e gravá-lo de qualquer maneira.
•         O autor esquece o que foi escrito anteriormente, e sem saber cria uma cena que vai completamente contra algo que aconteceu anteriormente. Pode acontecer muito facilmente com histórias muito longas, ou aquelas que demoram muito tempo para escrever.
•         Em um autor multi-continuidade, um escritor se esquece (ou ignora , ou rejeita) o que outro escreveu.
•         A cena que teria enchido o furo foi cortada devido a limitações de tempo ou por outros motivos.
•         Outra é a remoção da explicação para um elemento da trama , sem que o elemento não faça sentido.
•         A alteração é feita durante a localização de um trabalho sem mudar também outros elementos que dependem dele.
    Mesmo irreais, histórias fantásticas podem sofrer quando surgem buracos na trama, como o público está disposto a suspender a descrença, enquanto a história faz sentido dentro de suas próprias regras e consistência. Isso são, por vezes ligado ou ignorado com uma "onda", ou, ocasionalmente, tratados por um suspensão de leitura temporária, e alguns escritores pensam que Furos na trama só se tornam aparentes bem depois a história acabar, não vale a pena suar.

     Note que um Furo na trama é inerentemente uma contradição. Um elemento da trama que é simplesmente deixado sem explicação não é um furo no enredo a menos que sua ocorrência é impossível, de acordo com as regras da configuração.

Claro que algumas histórias contêm Furos como parte de sua natureza básica.
 
     Os Furos na trama são subjetivos? Quero dizer, eles estão ocorrendo porque a lógica interna do universo de repente se contradiz, certo?
 
   "Em alguns casos, o que uma pessoa vê como um buraco no enredo poderia ser visto por outros como algo que faz sentido se o pensamento é suficiente colocar nele, ou faz sentido, mas não foi devidamente explicada. Exemplos aqui serão, portanto, subjetiva:"

Não, não podemos nos “matar” tentando dizer que aquilo é um furo, pois sempre haverá alguém (principalmente um fã) dando alguma explicação/justificação cabível para a sua indagação (não seria uma afronta quanto o que você leu, pois estamos tentando saber mais). E ainda a explicação real é muito mais interessante e profundo do que o próprio livro, pois sempre tem algo oculto que não observamos de início.

     Se você tiver quaisquer contribuições (tão estúpido quanto elas possam parecer), enviá-los de qualquer maneira! Mesmo se isso soa como a peça mais imbecil de informação no mundo, enviá-lo. Ou talvez, com esta matéria, faça você, leitor, encontrar por si mesmo a resposta para as suas dúvidas.

Abraços.
> Galeondias@hotmail.com <


--------------------------< Perene >--------------------------
Que dura muitos anos; eterno.
É algo duradouro, inacabável, eterno, abundante.
O curso do rio é perene. O curso do rio é PERMANENTE.
 
segunda-feira, 15 de outubro de 2012 | 0 comentários | Marcadores: ,

0 comentários: