twitter

“Diálogo no seu melhor deve soar como música harmoniosa em sua cabeça, 
como você fosse o maestro da orquestra. Você deve sentir que as notas se misturam e soem magistralmente para os seus ouvidos.”


Inicio a matéria assim: Para solucionar essa questão que determinadas pessoas têm sobre “Como é um diálogo bom e bem desenvolvido", aqui está um bom exemplo vindo de um jogo:


 
    Eu me pergunto se alguém ficou pensativo após assistir esse vídeo ou se parou no exato momento que tal cena lhe surpreendeu ao achar que aquilo possa ser realmente uma verdade. Me entenderam? Diálogos construtivos (com uma boa escrita, não necessariamente 100%) pode mover alguém a continuar a sua leitura. Você pode achar o diálogo bem escrito, achar que a cena foi bem desenvolvida entre os personagens e, finalmente, a ideia esplêndida. Contudo, a grande questão seria: 

"Você diria: Não gostei. E a resposta PODERIA ser: Será que mexeu com algum dos seus conceitos inabaláveis?"

    Escusado seria dizer que o diálogo é um dos elementos muito mais importantes em um romance. Grande diálogo pode fazer uma novela cantar. Diálogo ruim pode afundar como uma pedra.


    Nem sempre é tão fácil como você acha que deveria ser: Bom diálogo tem uma finalidade e constrói em direção a algo. Bom diálogo evoca a forma como as pessoas realmente falam na vida real sem realmente soar exatamente como a forma como as pessoas falam na vida real. Bom diálogo é uma grande ferramenta para mover uma história para frente e ter o leitor se conectando emocionalmente com seus personagens (desculpa a redundância). Uma das funções do diálogo é transmitir informações dentro da história (para outros personagens) e fora da história (para o público).

    Para mim, o diálogo é fácil de escrever, mas difícil de acertar: Diálogos ruins, por outro lado, é um grande motivo para o leitor passar para outro livro. Diálogos ruins, especialmente da variedade, irrita-me mais do que a maioria dos problemas de escrita outros porque eu ouvi o diálogo durante a leitura mais clara do que eu ouvir a narração. Quando ele não soa bem, ele quebra o sonho que boa ficção cria.

    Diálogos de certas obras desconhecidas normalmente são subestimados. Concordo em todos os aspectos. O diálogo é um elemento essencial para a imersão do público porque ele pode fazer personagens se sentirem mais "real".

    A arte de grande diálogo é uma habilidade que quando os autores domina, detém a chave para mudar uma história medíocre em uma grande. O diálogo é o que atrai os leitores para o momento, e que dá aquela sensação de tempo e lugar, o que nos permite "ouvir" o que os personagens estão dizendo, como se nós estamos lá com eles.

    Assim como um bom diálogo é um ingrediente essencial para uma boa história, o diálogo ruim pode arruinar uma narrativa. A diferença entre o diálogo bom e ruim é muitas vezes uma questão de uma ou duas palavras, e essas palavras são tipicamente modificadores.

    Você deve ver o equilíbrio entre o que os personagens estão dizendo, como eles estão dizendo aquilo, o que a sua linguagem corporal está dizendo etc. Uma pequena descrição pode ir a um longo caminho. E se as palavras são poderosas o suficiente, deixe-os apenas ser:


Assistam este vídeo: > A Nascente, de Ayn Rand <

    Diálogo é geralmente entregue uma única tarefa em uma cena: fala para o personagem, que fornece informações ou esclarecimentos, reforça o tema da obra, prenuncia acontecimentos, avança o enredo ou a história, faz-nos rir, faz-nos chorar, e você obtém fatos da vida. De qualquer maneira, o que eu estou dizendo é, o diálogo ruim não faz nada, e um bom diálogo faz alguma coisa.

"Um diálogo JAMAIS terá 100% de apreciação”

    Não há nada pior do que ler um trecho de diálogo em que os personagens estão dizendo exatamente o que nós pensamos que eles vão dizer. Eu acho que uma das coisas mais interessantes sobre a forma como nós, humanos se comunicam é a desconexão entre o que pensamos e o que dizemos - e do grande impacto que tem sobre as nossas vidas - É um dos principais conceitos que eu tento explorar nos meus escritos: Manter o diálogo ligado com os personagens, o cenário e o enredo, cercando-a com a ação.

“Personagens que dizem exatamente o que eles querem dizer é genérico. Personagens que falam em torno de suas emoções e objetivos são muito mais interessantes.”

Vejam esse, quase último, vídeo: (\/)

    Apocalypse Now (A reação do personagem: assistam após 5:25 min. O diálogo é após 8:40 min)

    Eu vejo a expressão, eu vejo a linguagem corporal, mas a entonação e as palavras são perdidas. O que é o diálogo ruim do ponto de vista das palavras? Eu entendo que a entonação pode mudar rapidamente em um curso de uma frase, também. Às vezes vale a pena escrever parte disso, mas muitas vezes você quer ação. Duvido que você deseja todo o complexo de interação.

    Ou o leitor que é educado de aceitar esse tipo de escrita? Eu posso ler direito através de “ele grunhiu" em vez de "ele disse, grunhindo cada palavra" ou eu posso ir para o modo analítico e perder o fio. Realmente, a questão gira em torno de como tedioso o estilo do autor se torna.

    Eu supus que o leitor vai aplicar esses tipos de palavra para a entonação e / ou características faciais. Será que depende de sua idade e nível de inteligência?

Em alto e bom som:

Gênio Indomável – Monólogo


    O diálogo é praticamente uma forma de arte em si. Para os escritores, lembrem-se: Você tem que realmente conhecer o seu personagem - conhecer o seu fundo, educação, etnia, área onde ela cresceu, quais os tipos de livros que ela lia por prazer, e saber as mesmas coisas sobre as pessoas que ela interagia com a maioria. Todas essas coisas afetarão os tipos de palavras e frases que o personagem usa.

    Então, leitor, há alguma frase de efeito que te marcou bastante?

    O autor Flávio Carneiro disse uma vez: "Não gosto de livro que subestime minha inteligência. Se percebo que um romance está querendo me doutrinar, me dar uma lição de moral – a famosa “mensagem” –, não continuo a ler." Conclusão: Ele tem uma visão mais filtrada, talvez por ter lido muito na vida.

   Dica do autor: escreva algum diálogo inesperado.

   As minhas próximas matérias serão estas: "Quais são os elementos de um bom livro para mim?", "Gostos Mudam ao Longo do Tempo" e finalmente "Sem pressa para publicar...", serão as próximas até o final de Maio.



  Até a próxima!

Vincent Law

Escreva-me: Galeondias@hotmail.com
mundodeavalon@hotmail.com

> Mundo de Avalon <

Acontecimentos literários! - 2013

O que está acontecendo no mundo literário?
(se alguém tiver algum livro que será lançado, não deixe de me comunicar!)

     ❂  Filhos do Éden: Anjos da Morte - Livro 2, do autor Eduardo Spohr, está previsto para maio > Skoob da obra

--------------------------< Paratextuais >--------------------------

Os elementos paratextuais são elementos que acompanham os textos e que ajudam a explicá-los. Estes podem ser informações sobre os autores, notas da edição, glossário, bibliografia, prefácios, posfácios, notícias de apresentação, ilustração, dimensões, parágrafos, negritos, sublinhados, enumerações, quadros, legendas, título, prefácios, recensões, subtítulos, resumos, citações, referências existentes num texto etc. Estes elementos são significantes na constituição de uma obra e caracterizam-se por serem facilitadores da leitura. Através deles, o leitor pode esclarecer as suas dúvidas, contextualizar as histórias e procurar outras fontes para complementar as leituras realizadas. Reconhecer os elementos paratextuais num texto torna a leitura mais produtiva. Alguns elementos paratextuais ilustram as intenções iniciais do autor, o objetivo a ser atingido pela publicação e o público alvo desejado pelo editor. Por isso, a qualidade da encadernação, o formato do livro, a capa, os recursos gráficos, as referências e a ilustração são aspectos que permitem ao editor, no momento da produção do texto, adequá-lo a um determinado tipo de leitor.
terça-feira, 23 de abril de 2013 | 0 comentários | Marcadores: ,

0 comentários: