twitter

Não sei se o Título deste post
mereça este nome, e nem sei se fui
mesmo precipitado de nomeá-lo para algo tão grande por um “simples (embora cuidadoso) post” como este. Talvez os leitores que forem ler este texto, até saiam satisfeitos e venha a usar algumas regras daqui, ou nem tantas assim. Mas, é melhor tentar...

Vamos lá... Algumas pessoas me solicitaram para que eu criasse um assunto que pudesse explicar o melhor método se aperfeiçoar como escritor. Não sei se essa cadeia de dicas irá ser de grande ajuda, mas tentarei o possível de ajudar pelo menos um pouco. Eu disse um pouco, já que cada um tem a sua maneira peculiar de... Ou em poucas, o seu próprio “toque.”

Então, por favor, contribua com as suas ideias. Formatar a sua escrita nos comentários não é realmente importante, desde que você possa expressar suas ideias bem, e tem algo a compartilhar. Sinta-se livre para iniciar a discussão sobre questões controversas, passar por cima de ideias complexas com mais detalhe, ou ampliar o que outras pessoas têm a dizer.

Faça pontos sobre a gramática, ortografia, a arte de contar histórias, clichês, ou o que quiser. Se você está sempre atado por idéias fixas, ou você está tropeçando em um elemento particular de sua estória, espero que isto possa ser um bom lugar para ler e para obter o pontapé que você estava precisando.

 Esta memória, se assim posso dizer, estará lá em cima do Painel indicando que “ela” é de grande valor no momento para este blog (estará piscando bem lá em cima)

********
Escrita versus História: A importância do enredo em romances e histórias mais longas.

Uma das coisas mais difíceis de escrever, creio eu, é o enredo. Qualquer pessoa, com alguma prática e um pouco de trabalho, pode encadear frases agradáveis, criar metáforas imaginativas, e escrever descrições sugestivas. No entanto, o verdadeiro coração e a alma são histórias de mentiras nos personagens, e o que lhes acontece.

Os seres humanos pensam em ideias. Às vezes, uma ideia vai chegar até você em um lampejo de inspiração, e começar a escrever. Vou usar o exemplo de uma história que um colega começou a escrever há algum tempo e que posteriormente, foi abandonada: “E se apenas houvessem criaturas que só sobreviveu à custa de guardarem segredos e se uma dessas, então, decidisse morrer de fome?” Depois que ele teve essa ideia, imediatamente partiu para a escrita. Depois de alguns milhares de palavras, ele bateu em uma parede. Ele não tinha nenhuma motivação, sem caráter e sem história. Este arquivo ainda está abandonado em algum lugar no seu disco rígido.

Uma ideia para uma história é uma ideia para um final. Talvez isso seja um pouco exagerado, mas ele tem um ponto: O enredo de uma história é, no final, tudo o que importa. Sobre um dos romances da história. O livro Ana Karênina é uma das obras mais conceituadas, não tem um elevado conceito, ou sobre qualquer ideia inovadora, é sobre triângulos amorosos e infidelidade. Ela não tem nenhuma escrita extravagante, ou truques narrativos. Não há flashbacks, e ela não tem um toque final. O que tem, é enredo. A imagem mais famosa - Anna atirando-se sob um trem - é uma das imagens finais, e tudo o mais é que conduz a esse ponto. Como então fazer uma ideia tão simples, render, a ponto de produzir uma ótima e instigante estória? Ela funciona porque os personagens e enredo são bem conduzidos.

Vou dar um exemplo rápido. Voltando à história sobre os seres que sobrevivem fora segredos:

"Há seres que têm segredos para sobreviver. Um dos seres decide ser honesto, e desiste desses segredos. Ela então se junta a um grupo de peregrinos".

Isso não é nada. Não há nenhum plano para a cidade, apenas uma ideia - uma imagem - Se eu fosse um escritor bom o suficiente, se a minha metáfora foi boa o suficiente, e se as minhas descrições foram particularmente inspiradoras, que poderiam vir a fazê-la funcionar como uma estória de tiro. Como o início de um romance, no entanto, ele realmente cheira mal.

Se o autor fosse começar a escrever esta história outra vez, talvez ele escrevesse um resumo assim:

"Alice é uma gárgula - uma criatura que tem segredos para sobreviver, e os guardas locais guardam segredo para o sustento - Ela se apaixona por um jovem peregrino Josué, que lhe ensina a honestidade, que é a única maneira de ser feliz. Porque ela é tão apaixonada, estando próximo dele, que Alice promete votos para ela morrer de fome, e junta-se a peregrinos em sua jornada. Como eles viajam, Alice descobre que eles guardam muitos segredos e as mentiras que ela não pode morrer de fome a si mesma. Ela tenta revelar todos os segredos do grupo, para que eles todos possam viver honestamente. Ela faz isso, e faz com que conflitos e discórdias, mas eventualmente todos os seus segredos são postos à mim para o bem e para o mal. Apesar disso, Alice descobre que os humanos criam novos segredos tão rapidamente como se libertar das antigas, e vem a perceber como é complicado o relacionamento de sua raça é com a humanidade. Desiludida, ela deixa Josué".

Isso ainda não é suma perfeição (o termo é muito fraco), e há uma abundância de enredo que eu poderia expandi-lo como: Assassinato, Infidelidade, Roubo, Guerra, e seria muito melhor. Eu tenho um fim, eu tenho pelo menos dois personagens e ideias para mais, e eu tenho estrutura básica. Outras ideias podem ser anexadas a essa , e eu posso mudá-la como minha ideia evolui e como eu escrevo.

A história focada exige que você faça algumas coisas muito importantes. Primeiro de tudo, você precisa realmente conhecer seus personagens. Isso não significa, necessariamente, coisas superficiais, como quando fui para a escola, como eles se parecem etc. Você precisa saber como eles pensam, quais são suas motivações, e onde você quer que seus arcos vão. Exemplo: Josué é profundamente religioso ou ele é um hipócrita? Ele é o tipo de cara que tenta converter alguém que ama, ou é a conversão de Alice conduzido por ela? São os dois personagens principais realmente apaixonado? Ele é tímido, e se ele é, como ele se encontrar e se apaixonar por uma criatura de outra espécie? Eu poderia decidir que eu estou cansado do fraco enredo, ineficaz em histórias de fantasia e, por sua vez Josué desbastado em um homem agressivo, que se tornou padre porque ele não consegue controlar sua raiva. Eu posso decidir que quero Josué para perder a fé ao mesmo tempo, Alice ganhá-lo. Como eu penso sobre essas coisas, eu posso editar a minha sinopse original e expandir a minha ideia.

O ponto chave para se manter em mente quando estiver escrevendo uma história baseada em enredo é que menos é mais. Não é necessário explicar as coisas para seus leitores: Você tem uma enorme quantidade de espaço para trabalhar e se você estiver escrevendo um romance - vamos evoluir os seus temas - Por exemplo, em oposição a ter quebra de Josué em um discurso sobre como ele nunca foi muito certo se realmente existe um Deus dentro de si mesmo - talvez ele não vá comer a hóstia da comunhão, ou talvez ele nunca rezasse antes de dormir, ou exclamar "Meu Deus!" - Grandes cenas dramáticas têm de ser conquistada. Olhe para a vida real: Uma ruptura entre os amantes não se trata de gestos dramáticos, quebrando pratos e despedidas chorosas - Trata-se de brigas por coisas estúpidas, perdendo o interesse e gradualmente caindo aos pedaços. Certifique-se que seus personagens conduzam o enredo, certifique-se que é verdadeiro à vida, simpáticas e relacionáveis.

Finalmente, a estimulação pode ser um problema nas histórias de enredo. No exemplo de um break-up acima, uma prolongada, vida-verdadeira break-up leva tempo, e isso pode causar problemas de estimulação. Se for esse o caso, não tenha medo de trazer B-enredos para reforçar a sua trama principal. Muito poucas histórias sofrem por ter muitos terrenos atraentes - mas uma palavra de advertência; ter o cuidado de dar tempo para as cenas se desenvolver - Mudanças nítidas na narrativa podem ser desarticuladas e confusas. B-enredos também podem se entrelaçar com o enredo principal, fortalecer e aumentar a influência dele. Voltando ao exemplo: Talvez um lado-enredo sobre a infidelidade no grupo de peregrinos poderia me fornecer-me com o fim dramático que eu preciso?

Então, espero, na próxima vez que você começar uma ótima ideia para a sua novela, espero que se lembre de tomar um passo para trás, e transformar essa ideia em um enredo.
 
Eu acho que o verdadeiro honesto para ser bom na escrita é a disciplina. É preciso ter paciência, é preciso resistência, que leva a resistência que muitas vezes podem fazer você enlouquecer.  O fato da matéria é: “Não importa o quanto você gosta de escrever, se você fizer isso direito, você não vai gostar 100% do tempo.”

A melhor maneira de fazer isso, para alguns, e eu me incluo nas algumas, é fechar-se fora de todas as suas distrações, como Vídeo game, fóruns de internet, TV etc.

A verdadeira questão para mim, e eu acho que pode assumir, para muitos, vem de gerenciamento de tempo e foco. A maioria dos escritores parece ter uma linha comum de colocar as coisas fora. Não preguiçosos, necessariamente, mas certamente não há de que a natureza irrisória e de espírito livre, porque se você for como eu, sua mente pode pensar em milhares de direções a partir de apenas ver o evento mais simples, mais casual durante a caminhada em torno do bairro. Eu acho a mesma coisa que os combustíveis que muitos de nós podemos trabalhar contra nós, novamente, a chave está lutando contra as distrações para obter-se um regime de trabalho.

Trate a escrita como um trabalho que você faz todos os dias. Dedicar tempo suficiente para se progredir, mesmo que seja duas horas ou mais.

Enfim, é tudo que eu tenho agora.

“Não, não pararei apenas por aqui, pois se você realmente quer ter conhecimentos aprofundados, irá terminar de ler toda esta matéria, já que poderá vir a usá-la no futuro, seu próprio futuro ou até dos seus vindouros filhos.”


Descritiva Escrevendo em narrativas mais longas.

Todo escritor que se preza sabe que deve evitar prosa “bonitinha”, pois é a prosa sobre a descrição levado ao seu extremo. Por exemplo:

“Josué estava na alta pedra, sentindo o vento chicotear seus longos cabelos, e olhou para o vale. Ele lançou um olhar para toda a casa, com seus jardins cheios de girassóis diminutivo brilhante; Balbuciando a córregos que chamou a luz como eles caíram sobre pedras lisas marrom; os choupos que perdeu as folhas balançando, como padeiros polvilhar farinha de ouro sobre o campo, e disse: "Eu acho que nós temos tomado um rumo errado".

Isso é ruim, lixo, mesmo. É carregado com muita descrição, o detalhe desnecessário, e clichê, e sem falar que dá voltas nesta frase.

Em uma parte mais longa, a descrição e a escrita em geral, podem ser comparadas à direita para trás. Nas histórias, os personagens e o que acontece com eles são fundamentais. Em vez disso:

“Joshua olhou para o vale. 'Acho', disse ele, mordendo os lábios," nós tomamos o caminho errado."

É conciso, rápido e eficiente.  O leitor fica com o que ele ou ela precisa saber, sem ter que percorrer a chata descrição, e os personagens e o que está acontecendo com eles são destacados.

Escrita desnecessária é um sinal de falta de confiança por parte do escritor. Pode ser que ele não está confiante de que ele tem o suficiente para escrever sobre, assim que simples descrições são preenchidas. Pode ser um sinal de que ele não está confiante sobre a imagem mental, e se sente compelido a guiar o leitor por ele pela mão. Ambos os problemas são solucionáveis. Se você tem um enredo bem pensado, não deve haver necessidade de uma almofada história com adjetivos. Na maioria das vezes, não estamos escrevendo para um limite de palavras, pois se uma peça é curta, é curta.

Quanto ao segundo ponto, é fundamental que você entenda que a escrita é uma via de mão dupla. Você, como escritor, está fornecendo o seu leitor com as ideias. Seu leitor, entretanto, é interpretar essas ideias através da lente de suas próprias experiências e processos de pensamento. Leve isso como um exemplo:

“Joshua desmoronou, caindo de encontro a uma árvore. 'Se não voltar à estrada principal, ao pôr do sol, nós estaremos em violação do édito real e os homens caçados!'”

Em minha mente, a árvore de Josué é um álamo - majestosa grande, de casca branca - Contudo, na mente do leitor, pode ser um pinheiro, uma palmeira, ou uma árvore de goma. Será que isso importa? Nem um pouco. Você precisa ser confiante o suficiente como um escritor para permitir que seus leitores a interprete a estrutura básica das suas imagens. Você precisa escolher suas batalhas, em outras palavras.

Muitas voltas nas descrições são necessárias. Quando quiser descrever algo fora da experiência do leitor (como um monstro mágico), ou quando os detalhes são importantes (um local particularmente importante na história), ou quando você quer construir um humor (um templo em ruínas de um velho), você tem necessidade de entrar no lado divertido e imaginativo do ofício da escrita.

Contudo, mesmo assim, há maneiras de fazer isso que são mais elegantes e interessantes, do que a prosa “bonitinha”. Para tomar o exemplo do monstro mágico:

"Alice cambaleou para trás em choque. A besta situou-se em quatro de doze metros de altura. Suas escamas brilhavam debaixo de uma fina camada de cinza, lodo translúcido. Seus membros eram irregulares e afiadas, seus olhos brilharam com um fogo pálido, e sua boca se abriu para revelar linha e linha de dentes brilhantes. Sua grande língua negra rolou para fora, e se contorceu, farejando o ar para o cheiro dela.”

Descrição aí em cima é muito justificada, mas algo como isso poderia ser melhor:

"Alice cambaleou para trás em choque. O animal era pelo menos o dobro da altura dela, e coberto por uma cinza, lodo translúcido. Ele abriu sua boca e uma língua negra grande desenrolou, contraindo-se no ar frio."

Lembre-se, ao escrever uma narrativa longa, menos é mais. Empoe com mais detalhes se você sentir que precisa deles, mas lembre-se que - em termos de enredo - A besta em si é menos importante do que como Alice luta, e o que ela sente quando ela faz. Quando possível, é interessante descrever as coisas ao invés de completamente. Obtenha o máximo valor para suas palavras.

1° Anedota: E eu odeio escrever em 1ª pessoa, é tão restritiva para mim, embora na minha obra tenha algumas palhinhas deste mecanismo.

Leitores acomodados: Uma leitora me enviou um email a pouco tempo, sobre a sua indignação dos leitores em si, citando exatamente estas palavras: "Conheço gente que nunca leu um livrinho sequer de SK, e se você lhes perguntar o porquê disso, lhe dirão: "Já ouvi dizer que não é bom, o que ele escreve". Consegue apreender o que eu digo? Pois é. Então, diante disso tudo, como eu disse, eis aí portanto, a dó que eu sinto, de mentalidades empacadas e encroadas que não sabem realmente dar valor à algo bom quando podem fazê-lo e abrem mão da possibilidade de terem em mãos e lerem alguma coisa digna de nota por causa da comodidade pessoal e da preguiça mental de ler um texto mais longo e ir assimilando-o paulatinamente."

Enfim, aprenda a confiar no leitor a preencher algumas lacunas. Deixe-se envolver na história através de sua própria imaginação. Para voltar ao exemplo do monstro: Tolkien, uma crônica sobre o escritor, teve o bom senso para descrever tais criaturas como o Balrog com pouco ou nenhum detalhe. Na mente do leitor, o Balrog que se torna muito mais aterradora e memorável para o seu mistério e imaginado detalhes. Tolkien ainda estava envolvido em uma disputa amarga sobre se ou não o Balrog ter asas. Mas enquanto ninguém sabe ao certo o que um Balrog parece para todos, como quem leu o Senhor dos Anéis, pode se lembrar o que aconteceu na ponte de Barad-Dur.

Escrita descritiva é um ato de equilíbrio. Às vezes, as descrições longa, emocionantes ou bonitas são justificadas, e às vezes eles não são. Aprender quando é uma boa maneira de se tornar um escritor melhor.

O problema é simplesmente a tentar pensar em algo para escrever (se concentre, leitor) Na maioria das vezes nós pensamos como fragmentos de histórias diferentes que são totalmente independentes uns dos outros. Às vezes são ideias básicas, outras vezes são cenas reais, ainda que este último é provavelmente formado por numerosas memórias de mídia manifestando-se como tal.

Existe alguma dica ou conselho para ganhar inspiração, ideias, conceitos etc, e sei lá mais o que?

“Não começar a escrever quando uma cena extraordinária aparece em sua cabeça. Em vez disso, anotá-la, então sentar e pensar sobre o que significa a cena - o que você está tentando dizer com esta história, em seguida, descobrir o que precisa acontecer para os personagens para chegar a essa realização. Esquema e tratamentos são imutáveis - Elas podem, vontade, e deve evoluir à medida que você escreve, mas é essencial ter pelo menos alguma ideia para onde está indo.

Quanto à vinda acima com ideias, apenas sente e pense sobre o que você viu essa semana, e o que vem na sua mente, em seguida, explorá-lo na ficção...

E, finalmente, uma ótima dica, e que se baseia o meu estilo de escrever:

Uma coisa que eu gosto de fazer é adicionar pequenas "dicas" de histórias que eu escrevo, eu coloquei em alguns completamente inócuos pedaços de informação nos primeiros poucos milhares de palavras do romance, coisas que a maioria dos leitores não vai pegar (?) no como sendo significativa, então mais tarde no romance de revelá-los como sendo importante. Isto torna mais gratificante ler uma segunda vez, e também tem a vantagem de fazer você planejar uma maneira bem, obviamente você não pode inserir este tipo de dica sem saber o que vai acontecer.

Além disso, uma boa ideia, se você está escrevendo uma história com muitas coisas acontecendo (complexidade) ou se você está incluindo no enredo animais, ferramentas etc, então é uma boa ideia para escrever (separadamente da sua história) o que exatamente eles são, e acresça uma descrição razoavelmente detalhada deles para que você não acabe se contradizendo. Claro, isso não significa que você deve escrever tudo, como se você fizer isso você vai acabar escrevendo mais sobre as coisas na história que a história em si.

Ponto final, ser flexível, e não tenha medo de remover uma parte da história ou algum dispositivo do enredo que você realmente gostou, se você acha que vai fazer a história fluir mais. Há uma boa chance de que pelo menos um, e provavelmente mais, de suas ideias não são boas, e só lentas e distraia do que outra forma poderia ser uma história muito boa. Então, se você precisar alterar completamente uma parte importante de sua história para fazê-lo funcionar, então faça isso. Só não se esqueça de salvar uma cópia do mesmo antes das alterações, porém, como a sua edição pode piorá-lo (não há maneira de saber até que tenha terminado).

2° Anedota: Lá em cima deste mesmo Blog, há um livro de ouro, é aonde irá avisar as minhas futuras atualizações deste Blog.

Coisas para se pensar:

A. Abertura
B. Conflitos
C. Enredo
D. Ambiente
E. Caracterização
F. Diálogo
G. Ponto de Vista
H. Use o diálogo expressivo para mostrar atitudes dos personagens.
I. Esquema do texto
J. Gramática e ortografia
K. Estilo
A. Tom
B. Anacronismos ou atos falhos.
C. Uso / Confusão erros
D. Atraia o leitor para conhecer mais o lugar.
E. Ausência de variação no comprimento da sentença ou estrutura da frase
F. O uso excessivo da voz passiva.
G. Diálogo interno passando por emoções.
L. Análise dos personagens principais.
M. Discussão de temas motivos e símbolos:
A. Temas
B. Motivos
C. Símbolos

Vocês não precisam dizer:

"Eu estou com medo", disse fulano. - ele estava apavorado.

É horrível porque é redundante - diria que ele está assustado, ou ele deveria estar com medo, mas não incluem os dois.

"Eu estou com medo", disse fulano. "Oh Deus, oh Deu, oh Deus..."

Pode ser mostrado, mas também é um exagero maior. Se nada mais, arranque depois do primeiro "oh Deus".

3° Anedota: Eu odeio quando os romances surgem com personagens fortes, frio e não fazer nada com eles. Todos os personagens devem ser dinâmicos, pelo menos, algum respeito, a menos que você tenha um motivo muito bom para não o fazer.

Sempre que um amigo lhe conta uma estória, por mais trivial, pense como isso poderia ser trabalhado em uma história curta. Pense em um cenário, e depois pensar nisso a partir do ponto de vista de alguém que não seja o protagonista óbvio - há um milhão de coisas que você pode fazer para criar uma história - Seja criativo, e não desistir de nenhum deles até você já pensar através de todo o caminho.

Minha recomendação é que leiam este livro, e já me imploraram para que eu leia. Assim sendo, disse que ainda irei obtê-lo no futuro...

“Tudo o que sobe deve convergir”

Fala um pouco sobre este fabuloso livro: Aqui e aqui

E Finalmente no Skoob: Clique aqui mesmo
“Dizem que a autora é sem dúvida, a melhor escritora de contos do século XX.”

Uma vez uma leitora me disse essas palavras:

"Uma dó que escritores realmente férteis de memória e criatividade, percam para quem de praxe, escreve baboseiras e besteiróis comuns, mas que sejam fáceis de serem assimilados e lidos em algumas 300 páginas. Se todo o leitor soubesse realmente apreciar um bom livro e reconhecer um bom autor, penso, o mercado literário não estaria infestado de pseudos-escritores que acreditam saberem escrever algo com méritos e sabedoria."

E para finalizar, finalizando mesmo - me refiro a um "pavio" mais longo - deixarei o que é necessário para se tornar um esgrima da escrita, que é tirado do autor Mark Twainâ.

Quer alguma prova? Vá até a metade e veja por si mesmo os métodos, todavia no 1° Ato: Aqui - E por fim, no Índice de lá: Aqui mesmo

"Um fator que limita é a relutância ou incapacidade de permitir que as pessoas de ler a sua escrita, ou se o fizer, a ser relutantes ou incapazes de suportar críticas. Qualquer pessoa que queira melhorar como um escritor tem que enfrentar o medo de rejeição e de não ser bom. Eles precisam perceber que eles não serão bons pela distância, e que, mesmo escrevendo o melhor não será amado por todos. Eles precisam reconhecer quando a crítica é vazia e quando ele é honesto e útil, e ao ponto. Mas acima de tudo, eles precisam juntar coragem para colocar seu trabalho na frente das pessoas e, em seguida, ouvir o que eles têm a dizer."


 Momento de Contemplação (Talvez seja, ou nem tanto assim...)

Eu normalmente descobri que, quando eu escrevo, estou escrevendo para o enredo. Não vejo como você pode "estruturar o enredo" no segundo projeto - isso soa bobo, mas faz todo o sentido? - Na primeira versão, você deixa personagens perambularem, dizer coisas que não fazem sentido, tomar decisões que não levam a lugar algum. Você ignora esses erros, porque é a sua história e é o melhor do mundo na história da literatura e que vai vender um milhão.

Então você deita e relê alguns meses mais tarde e tudo vai para o lixo? Quem escreveu isso? Com certeza não era eu!?! Essas pessoas não vão a lugar algum. A história é muito demorada. Por que fazer isso? E qual é o ponto de tudo isso?

Você olha, e você olha, e então você começa a fazer ligações. Você diz que - bem, talvez claro que esta era a intenção original, mas se eu ajustar e cortar este e reorganizar este e matar esse personagem por completo e talvez adicionar em alguns encontros, aqui e aqui e aqui, eu posso fazer um comentário como social / ambiental / moral / filosófica para o tema - E talvez fizesse mais sentido se ele terminasse como esta a do meio era assim, e então o enredo faria mais sentido...

E você começa a inserir um pedaço por pedaço de esqueleto em uma massa substancial de texto, e no final você tem um pouco da mistura da vitamina mirabolante, mas pelo menos ele é reconhecido como uma vitamina.

E então você rever mais uma vez, e esculpi-lo um pouco mais. A menos, claro, você está construindo um enredo, caso em que tudo é diferente. Além disso, se você não gosta de olhar tudo o que você escreveu, altere-o para que fique bom para você. O escritor deve ser geralmente correto sobre seu próprio trabalho, mesmo sendo tortuoso para si. Não se pode fazer o seu personagem de ferramenta. Eles devem continuar com a sua individualidade no contexto, e não ter uma trilogia e esquecer-se da característica de certos indivíduos. Então, não chegue a ser desleixado, pois os leitores não gostam disso.”Confesso a vocês que, somando com o 2° vol. do meu livro, já o li mais de cento cinquenta vezes ou até mais, pois o meu enredo é muito prazeroso de se ler. Deixei detalhes minuciosos dos sentimentos de cada personagem na trama, tornando épicos, em um certo sentido..."

Quando cheguei na metade da trama no meu 1° livro, parei quando notei que há muitas histórias repetitivas que espreitam na nossa sociedade (embora seja Aventura/Fantasia-meio-ficção científica e um ótimo suspense/Que lhe deixa sempre com expectativa do que vai acontecer, e nunca te dá respostas, pois a obra não te trata como "idiota") Então o que eu tive foi uma inesperada visão de "bang-bang". Se é tão difícil de se ver isso hoje em dia , então por que não criar? - sistema de batalhas, único no mundo da literatura - Portanto o meu livro não é apenas um romântico casal (4 casais) que irá tentar parar um simples caso de guerra num mundo sem sentido, e mesmo apresentando bases de política, religião, filosofia etc. Mas se tudo isso fosse “badalado” por um estilo que é focado em um enorme elenco de personagens que travam lutas épicas ao redor do globo, como fossem a última do mundo, incluindo cenas que mudam no decorrer na trama numa velocidade vertiginosamente grande, tão rápida e agradável, o ritmo, e que ainda se encaixam perfeitamente, tudo quase ao mesmo tempo e sem que fizesse o leitor se perder? Foi esta a minha premissa de ter escrito esta obra. Se bem que cada um são memoráveis, embora o enredo já fala por si mesmo, como: "Elemento importante que, quando desvendados revela diversos fatos chocantes que agirá como um catalisador para a condução da história mais à frente."

A parte menos óbvia desta equação - onde a paixão do escritor reside - É mais interessante para mim. Para fazer uma reclamação muito controversa, eu acho que a principal preocupação do gênero escrito como um todo - seja mistérios scifi / fantasia etc - É muitas vezes para expressar um mundo fundamental ou ideia conceitual - com personagens e estilo estético de importância secundária - Essa não é a alegação de que gênero de escrita por padrão é inferior em seus personagens, estilo etc, que a escrita "literária", é apenas que esses elementos tendem a funcionar como meio de efetivação do conceito (a ideia de enredo ou a condução do trabalho) que o escritor está realmente preocupado. É por isso que os escritores do gênero são muito mais aptos, penso eu, ter em mente o esqueleto básico da obra antes mesmo de começar a escrevê-lo.

Do outro lado das coisas, pessoas que escrevem "literatura" com um L maiúsculo são menos preocupados com insignificantes preocupações como enredo e personagens do que com a forma como personagem interagirem e a história em si expressa, geralmente em relação a algum tipo de processo estético ou ideal o escritor está preocupado. É porque esses tipos de escritores estão principalmente preocupados com o relato do trabalho que eu acho que eles têm, frequentemente, pouco mais do que uma pálida ideia do que eles estão realmente a trabalhar no sentido, o enredo e outros elementos subordinados à escrita em si. Eles podem sofrer, por conseguinte, através de mais revisões de estilo, também.

Espero que tenha gostado!
Abraços a todos!

Ah, céus... Faltou a frase final:

Use palavras curtas. Use as palavras mais curtas e frases possíveis para obter a ideia toda. Às vezes as palavras já têm seu lugar, mas isso é quando uma palavra longa serve o propósito de três palavras mais curtas e, portanto, usando a palavra mais longa é mais rápido e mais claro. O objetivo da construção de um vocabulário maior não é assim que você sabe com que palavras longas para impressionar seus leitores, mas assim você sempre sabe que palavras usar para criar a imagem claramente.

No entanto, não se trata de palavras grandes ou pequenas palavras, trata-se de ter a palavra certa. Prosa precisa de um ritmo de trabalho. Este ritmo pode ser estabelecido com frases curtas e concisas, e pode ser estabelecida com o tempo, fluindo prosa densa.

Uma grande parte desta é encontrar uma voz, que em certo sentido é o mesmo que encontrar um estilo. Se você reduzir artificialmente suas escolhas de palavras para o bem de seguir um ideal modernista sua escrita vai sair insincero na melhor das hipóteses, artificiais, na pior.

Eu acho que um monte de pessoas que trabalham em áreas com um monte de jargões profissionais tendem a deixá-lo de forma a linguagem cotidiana. Isso pode funcionar para você, dando sua prosa uma sensação especial, mas também pode torná-lo impenetrável. Você será capaz de detectar as diferenças se você pode fazer a si mesmo ser um leitor crítico e você pode até mesmo destruir a sua história, se você pode ser honesto consigo mesmo, o escritor (os seus leitores agradecem e muito este seu ato).

As vezes, ou muitas vezes são os personagens da estória é que irão determinar o fim melhor do que você poderia ou pensou fazer para a sua história. Ela por si só, que irá encadear o seu caminho, as ideias que irá tornar o seu estilo melhor mais tangente e único. Embora possa ser divertido para deixar que seus personagens ditam o rumo dos acontecimentos, pode facilmente cair em uma armadilha de perder o foco no que é verdadeiramente importante para a história como um todo. É, obviamente, muito importante que as ações de seus personagens parecem críveis, mas os personagens - bem como os planos - Podem ser adaptadas. Um personagem não é uma coisa sagrada e intocável, e não existe para além dos eventos que ele é retratado dentro. O propósito é servir a história, e você não deve se sentir obrigado a agradar ao que sua visão original do que poderia ter sido de princípio.

A coerência do tema é tão importante quanto a coerência na personagem da literatura, e é algo que é muitas vezes ausente na obra de escritores aspirantes...

Você pode amar suas palavras, mas você deve amar mais as suas frases, os parágrafos mais ainda, e sua história, acima de tudo. Sempre abandones o teu amor menor para o benefício de seu superior.

Obrigado!
Meu MSN para contato > Galeondias@hotmail.com
(pode enviar mensagens offline se não me encontrar lá)

Se gostou desta matéria, envie um Twitter, e assim você irá ajudar os seus amigos.
Agradeço-lhes.

--------------------------< Afã >--------------------------
Ânsia, cuidado.
Trabalho penoso, lida. Fadiga, cansaço.
 
quarta-feira, 18 de maio de 2011 | 12 comentários | Marcadores: ,

12 comentários:

  1. J. Henrique
    18 de maio de 2011 às 14:12

    Nossa! Texto maravilhoso e muito explicativo.. Parabéns pela excelente dica Vincent. Um grande abraço
    J. Henrique
    @jhenriquepsi
    http://escritorjhenrique.blogspot.com

  1. isa'
    18 de maio de 2011 às 14:50

    gostei muito do teu texto e concordo com ele, só acho que faltou você falar que para escrever temos que gostar muito de ler. acho que ler o trabalho dos outros ajuda a construir o seu, você vai encontrando a maneira certa de escrever, a sua maneira, seu estilo. você acaba aprendendo muita coisa.
    outra coisa, eu escrevo porque gosto, não fiz disso uma profissão. pode ser que faça um dia, pode ser que não. então eu não me obrigo a escrever porque vai sair uma porcaria. eu espero essa sensação, a vontade, então eu posso escrever muito em pouco tempo, e geralmente fica bom. acho que pra quem não tem a obrigação de escrever, prazos, coisas assim, esperar um pouco para quando surgir uma ideia, uma continuação que faça sentido, essas coisas, é bom. sabe, sem pressa.
    bom, o post está ótimo, ajuda bastante você ler sobre como escrever, embora eu acho que seja mais produtivo você ir escrevendo e aprender fazendo do que se preocupando se está certo ou errado, bom ou ruim.
    enfim, gostei das tuas dicas. continue com elas.
    ps: te add no msn, você deve ver meu convite lá.

  1. Mahy França
    19 de maio de 2011 às 11:08

    Nossa Vincent, realmente muito boa matéria! Adorei mesmo! Sabe que sempre quis escrever um livro, mas não tenho ninguém em que eu possa me apoiar, ou ninguém que me apoie, e acabo deixando minhas idéias sempre de lado, ou então resumindo-as em pequenas Fanfics (sabe o que é?). Porém, depois dessa matéria divina, minha vontade cresceu em dobro, e agora estou pensando de novo em retomar à minha escrita! Não sei se você frequenta o meu blog, mas pelo menos segue né? Então, tem alguma de minhas história por lá, são apenas textos, e nem são muito bons pois escrevi-os na época de escola, mas foi desde lá que começei minha paixão por escrita! Agora, estou escrevendo melhorzinho lhe confesso, mas depois das dicas daqui, vou escrever muito melhor ainda! Se puder, dê uma passadinha em meu blog e veja os desastres de contos que escrevia, sua opinião valerá ouro pra mim!
    Enfim, lindo blog, linda matéria, lindo livro! Obrigada por essa oportunidade e Boa Sorte em tudo que fizer! Beijinhos de uma nova fã! Até!

  1. Vincent Law
    19 de maio de 2011 às 15:47

    Agradeço por comentarem pessoal.

    Uma das maiores preocupações do leitor, quando ler um livro só para se ter um único objeto - de obter experiências - É notando a sua incapacidade de não conseguir ser aperfeiçoar.

    Exemplificando, o leitor vê que é um longo caminho para construir uma trama bem arquitetada, no entanto isso é apenas ilusão. Uma maneira bem interessante, Isa, é praticar não os seus próprios textos, mas dos outros. Um melhor exemplo, seria eu pegar um conto (de 1 ou 2 folhas) e se dedicar-se nele, assim você o melhoraria este pequeno conto tornado-o melhor.

    Se o próprio autor precisa de críticas antes que lance o seu livro, já que este escritor não consegue ver os seus próprios erros (tanto no enredo para a gramática), então o melhor mesmo é que os outros leiam para você.

    Aposto que cada um conseguiria tornar um texto muito melhor do que o próprio dono. Por isso que há dicas que diz que a melhor maneira de enxergar os seus próprios erros com facilidade, é deixar os seus textos por algumas semanas ou até em meses.


    Ps: O que eu acho, é que tinha que ter essa ajuda de cada pessoa, seria umaa forma de troca. Como, um ajudando os outros, e assim ambas as partes ganhariam com isso, e não falo só pelos seus textos por aperfeiçoados, mas mais no seu próprio estilo na escrita, e isso vale para os dois lados, os escritores que querem escrever apenas e os qu estão no momento se tornando autor (lançando um livro).

  1. Vincent Law
    19 de maio de 2011 às 15:55

    Ah, quando disse:

    "È deixar os seus textos por algumas semanas ou até em meses."

    Isso diz respeito a clássica dica: Ignore os seus textos, após algumas semanas, volte e você verá os seus erros. (também é mencionado neste post)

    Que bom que esta matéria poderá ajudar algumas pessoas. Passo lá depois, Mahy.

    Bjs.

  1. Eddie Araujo
    20 de maio de 2011 às 11:08

    Parabéns pelo texto. Com certeza irá ajudar muita gente que tem vontade de escrever e boas historias para contar.

    Arabços, Duh Araujo
    http://www.boyselivros.com

  1. MÁRSON ALQUATI
    20 de maio de 2011 às 11:29

    Nooosa! Muito bom mesmo, Vincent! Com certeza o seu texto trará luz para muitos novos autores e também para os mais experientes. Parabéns pela iniciativa!
    Abração!

  1. isa'
    20 de setembro de 2012 às 16:57

    Oi!
    Mais de um ano depois eu li seu texto de novo e achei ele muito bom mais uma vez. Acho que dessa vez eu entendi um pouco mais do que da última vez e assim será em todas as vezes que eu voltar a ler.
    Você disse que é importante que as pessoas leiam o que a gente escreve e aceitar as críticas e tudo mais, mas eu não tenho muitas pessoas que gostam de ler que eu pediria para ler o que escrevo então eu mesmo fico lendo e relendo e lendo mais uma vez e sempre mudando e melhorando (espero) o que eu escrevi. E sobre isso eu tenho uma pergunta. Eu geralmente peço a minha irmã para ler e ela vai fazendo as críticas dela enquanto lê, mas seria mais eficiente se primeiro ela lesse o texto inteiro? Porque as vezes eu penso que ela saberia me ajudar melhor se ela conhecesse mais do que ela está criticando. Ah, outra coisa. É válido eu pedir alguém pra ler só para me dizer se está bom? Sem críticas na forma de escrever, ou em como deveria ter sido escrito, ou se eu deveria me aprofundar mais em algumas coisas ou não, apenas para avaliar a história?
    Bem, espero que possa me ajudar mais um pouquinho.
    Beijos.

  1. Vincent Law
    20 de setembro de 2012 às 18:31

    Oi, Isa! Sobre a sua dúvida, eu a vejo como uma das maiores dificuldades para o escritor. Na verdade a maioria pensam desta forma. De fato, eu progredi muito, principalmente no início, quando algumas pessoas leram pelo menos algumas páginas.

    É muito gratificante quando eles começam a chiar em algo que você escreveu, pois você evolui muito por essa causa (incrível como as pessoas na rede sociais são mais legais do que conhecidos próximos de você, não?). Neste ano desejei novamente que uma amiga próxima lesse a minha obra, mas ela sempre se esquivou do meu pedido. Talvez em PDF não seja mesmo interessante para ela. Mas veja bem, Isa. Eu queria que alguém próximo comentasse sobre a minha obra, pois eu queria ver a opinião dela sobre o todo, não a cena em sim. Eu sei que o meu livro tem um enredo incrível, mas eu continuava com a premissa que o leitor deve ler ele completamente e sentisse o que ele tem na história.

    Ai percebi que eu devo conquistar (foi a minha pretensão, e acredito que consegui) cada capítulo, cada cena e cada minúcia de uma frase. Se eu acho que lá na frente irá conquistar o leitor, por que não o início? E ainda ainda fizesse essa "conquista" continuar no capítulo seguinte? Veja as novelas: o início sempre conquista o telespectador, pois o escritor dela usou toda a sua criatividade neste primeiro capítulo, mas se ele usasse nos próximos, hein? Sabe o que poderia ocorrer? É isso mesmo! Os produtores teriam mais gastos com a produção, e também o escritor não quer "sofrer" mais pelo que ele fez no 1° capítulo.

    Um roteiro bem estruturado e criativo, o faz perder muito tempo, e veja a lógica: Se alguém consegue fazer uma cena de impacto e um tanto criativo, então ele pode fazer mais, mas como ele bem sabe que aquilo que ele fez é o suficiente, então ele se dá conta que não deve fazer mais, pois ele não quer mais "sofrer" com aquilo, já que ele está se vangloriando com o que conseguiu e nem se dá conta que o público de hoje em dia quer mais.

    Um dica muito interessante, a que eu fiz, é pesquisar quase todas as temáticas que você quer escrever, mas devo avisá-la que isso se tornou até uma tortura para mim, mas foi muito prazeroso, já que consegui evoluir a ponto de assimilar uma música para uma cena.

    Tudo que encontrei na minha "peregrinação" foi somente uma resposta que pudesse me fazer entender a forma de conquistar alguém, e ela é: Tente fazer a frase soar tão bem para os seus ouvidos, de forma que ela seja fluente e diferente das que você lê geralmente.

    Aí, cara Isa, você encontrará o seu estilo definitivo e abrirá portas para a criatividade mais fluentemente.

    Desculpa pelo longo texto, você não verá isso no meu livro, não não (rs).

    Bjs.

    Ps: Uma coisa interessante é que você disse que leu este tópico mais uma vez, e entendeu melhor. Realmente você evolui com o tempo, principalmente quando lê mais, e ainda mais quando você deixa os seus manuscritos por um tempo, sem mexê-lo, e depois você melhorará tanto a ponto de você mesma se surpreender. Ah, como já falei, leia a temática parecida como a sua, e se você achar agradável, não hesite de tê-la para você, ok?

  1. Vincent Law
    20 de setembro de 2012 às 19:17

    Ah, esqueci da dica que uso tanto, e ela deixarei aqui para quem for ler: Não leia só as temáticas que você escreve, e sim, as críticas que a mesma recebe. E o melhor lugar para serem encontradas são os dos blogueiros e as ferramentas como o Skoob e dentre muitas outras.

    O escritor não só terá um artificio para a melhora, mas sim a refinação da sua visão crítica, que fará a escrita do escritor se tornar melhor: Já que você terá mais habilidade em criticar o que escreve; não só lendo, como muito dizem, mas usando também o que eu disse.

    É um caminho muito construtivo, não vejo algo melhor que ela no presente momento.

  1. isa'
    22 de setembro de 2012 às 23:25

    Não precisava se preocupar de estar longo, quanto mais melhor. :D
    Entendi o que quis dizer. Esse negócio de melhorar cada pedacinho, cada frase até estar o melhor que pode ficar. Isso é legal. Sempre que eu leio o que eu escrevi eu mudo uma coisinha buscando melhorar.
    Ah, a resposta foi ótima. Tem toda razão. Por que não fazer bom o suficiente no início não é? Embora, eu não sei, mas não tem coisa que é melhor evoluir do que ser muito bom no início e cair de produção? (são só devaneios, uma hora eu pego o espírito do que você me disse.)
    Pessoas de redes sociais? Não sei se entendi essa.
    Enfim, obrigada pelas respostas, pelas dicas. Continue com elas por favor.
    Já pensou em fazer consultoria?
    Bom, beijo, até a próxima.

  1. Vincent Law
    15 de outubro de 2012 às 10:10

    Por nada, Isa!

    "Pessoas de redes sociais? Não sei se entendi essa."

    Quero dizer que as pessoas que você conhece na internet e afins, são mais esforçados em ajudar a ler a sua escrita, do que alguém próximo de você.

    E sobre eu fazer consultoria, legal, vou pensar, ok? Agradeço-lhe pela ótima dica.

    Bjs.